Facebook Estreia-se em Bolsa: A Maior Oferta Inicial de Sempre Nas Tecnológicas

19
SHARES

 

 

O Facebook estreia-se em Bolsa neste final de semana. A Oferta Pública Inicial do Facebook, a maior de sempre no sector tecnológico é organizado pela Morgan Stanley, JP Morgan e Goldman Sachs. A estreia no Nasdaq está marcada para esta sexta-feira sob o símbolo “FB”.

Os investidores portugueses começam a preparar-se para a compra na OPV mais mediática de sempre. Segundo o diário económico, os investidores portugueses não podem entrar no grupo dos que participam, mas preparam-se já para fazer likes às ações do facebook, no primeiro dia de negociações.

A possibilidade de registar pedidos de compra irá decorrer no dia de estreia em mercado. A GoBulling refere que, nos últimos dias, tem havido interacção dos clientes relativamente a esta operação, dado o mediatismo da ação.

O Facebook tem tido uma forte procura pelas suas acções. Ainda no dia quinze, reviu em alta o preço de entrada em bolsa para entre 34 a 38 dólares por acção. Lembro que o valor inicial fixava-se num intervalo entre 25 e 35 dólares por título.

O preço definitivo e final de cada acção será fixado depois do fecho dos mercados na sessão de hoje.

A rede social está a receber uma procura elevada pela oferta, apesar da desaceleração no crescimento da receita. As preocupações sobre o crescimento da faturação foram evidenciadas esta terça-feira, quando a GM anunciou o fim da publicidade no Facebook, mantendo apenas a sua página de fãs. Era um dos grande anunciantes da rede.

Mark Zuckerberg, que fez recentemente 28 anos, está a um dia de receber um presente de cerca de 104 mil milhões de dólares, mais 5 mil milhões de euros que o resgate de portugal de 78 mil milhões de euros.

O Futuro

A entrada no mercado chinês prevê-se para breve. Se isso não acontecer, o Facebook pode transformar-se na maior bolha especulativa da história. No primeiro sinal de recuo dos lucros ou no primeiro sinal de abrandamento de crescimento de utilizadores da rede social, a venda de acções em flexa pode ser devastadora.

Mas, por enquanto, 20% do tempo de navegação de todos os computadores ligados à WEB é passado no Facebook e este, ainda tem 500 milhões de utilizadores para conquistar na China.

Nota: O Facebook ronda os 905 milhoes de utilizadores, segundo a estatística actualizada do Socialbakers, e se fosse um país era a terceira nação mais populosa do mundo.

19
SHARES


Fundador do Blogue MediasSociais - a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook's Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

Deixar uma resposta