As Redes Sociais Cansam o Utilizador

23
SHARES

A pesquisa recente realizada pela Gartner ao utilizadores do Facebook, Twitter e Orkut, chega à conclusão que “há sinais de maturidade no mercado” e há grupos d utilizadores que mostraam uma espécie de “cansaço das redes sociais”.

O estudo sobre o uso, a frequência de acessos e opiniões dos utilizadores, com o objetivo de analisar tendências, foi realizado a 6.295 pessoas, com idade entre 13 e 74 anos, em 11 mercados desenvolvidos e em desenvolvimento entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011. Esta pesquisa revela que uma parte significativa dos entrevistados usa menos as redes sociais, do que no início.

Da amostra, 24% disseram que usam a sua rede social favorita com menos frequência que quando se inscreveu.

No entanto, o grupo mais entusiasmado e também mais jovem, que corresponde a 37% dos entrevistados, afirmam que estão a usar muito mais as redes socais e são os mais interessados na inovação.

Os adolescentes eram, do estudo, a população mais propensa ao aumento da frequência do uso das redes sociais.

Redes sociais cansam o utilizador

A pesquisa aponta numa pequena amostra para um “cansaço das redes sociais” entre os utilizadores mais antigos, de acordo com a Gartner. Os resultados do levantamento mostram que 31% dos mais jovens também indicaram que estão cansados com a sua rede. Um dos motivos é a falta de inovação e de mudanças.

Esta situação está de certo a ser monitorizada pelas empresas das redes sociais que devem inovar para manter a atenção das pessoas e não as deixar chegar ao fim de ciclo do produto. Lembro, que a baixa quota de mercado gera poucos lucros, o que leva a um abandono da rede.

É preciso muita criatividade para gerar um impacto significativo e as mudanças são necessárias para manter o interesse de plataformas consideradas “antigas”.

Uma das Redes Mais Antigas e Até Há Bem Pouco Tempo a Mais Popular do Brasil

23
SHARES


Fundador do Blogue MediasSociais - a nova tendência, experiência em Jornalismo, Formação em Comunicação Empresarial e Pós-Graduação em Marketing & Banking Social Media no ISGB. Autor dos eBook's Toolkit de Social Media Marketing e Pensar Social Media.

Deixar uma resposta